twitter



Hoje ,dia 26/5,em comemoração ao Dia Do Desafio,nossa escola realizou uma caminhada com os alunos ,professores e funcionários,monitorados pelos professores de Educação Física Danilo e Luciana.A caminhada percorreu as ruas do Bairro e contou com a presença de aproximadamente 3oo pessoas.





"Através desse projeto espera-se modificar de forma significativa o modo de
pensar e as posturas individuais ,familiares e coletivas para a construção de um
mundo melhor para todos
nós.Este trabalho tem como suporte o Programa do Governo do Estado de SãoPaulo-"Secretaria do meio Ambiente de São Paulo"-Criança Ecológica."

I CONGRESSO CRIAN ÇA ECOLÓGICA DE OLÍMPIA
Foi realizado na noite do dia 1° de junho, o I Congresso Criança Ecológica, na sede do CPP (Centro do Professorado Paulista) com a participação das EMEBS da rede municipal de ensino.

Nossa escola ,através dos congressistas Eduardo (5°Ano B) e Pedro Henrique (4°Ano B),fez uma bela exposição sobre o tema : Saneamento Básico -Tratamento do Esgoto em Olímpia.

O salão do CPP estava lotado de pais, professores e convidados.

FLORESTA LEGAL-BEBEDOURO


FOI MARAVILHOSA A EXCURSÃO QUE FIZEMOS A CIDADE DE BEBEDOURO NA FLORESTA LEGAL .





(FOTO)


Homenagem das crianças às MÃES






Imagem/Vídeo:
Kleython Bianchi

[Fotos Aqui]


"SE AS COISAS FOSSEM MÃES"

Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.
Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.Conversaria com a lua sobre as crianças estrelasFalaria de receitas, pastéis de vento, quindins.Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!
Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.
Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.Toda mãe é um pouco fada...Nossa mãe fada seria.
Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida, Faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras, Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.
Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça, Mãe vovó ou mãe titia, Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice.

Toda Mãe é como eu disse!

Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora,Ri, esquece, lembra e chora,Traz remédio e sobremesa......

Tem até pai que é "tipo mãe"...

Esse, então, é uma beleza !!!!!



Os Jogos Regionais do Idoso - JORI, promovidos pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, têm por objetivo contribuir para reverter à imagem do idoso em nossa sociedade e conquistar o respeito das demais gerações; sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa; proporcionar canais de comunicação, convívio social, troca de experiências entre essas pessoas e as demais gerações; valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a auto-estima para melhor convívio social.
Nossa escola teve a honra de recepcionar várias delegações.Foram dias de ricas trocas de experiências onde crianças e toda equipe escolar juntamente com os "jovens idosos" puderam se integrar por meio de entrevistas ,bate-papos ,ensaios,músicas e muita alegria.

[Fotos Aqui]


A Prefeitura de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, promoveu nos dias 10 e 11 de abril, na Praça da Matriz, o projeto "Brincadeira é Coisa Séria". Trata-se de um programa da Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer, que esteve em Olímpia através dos contatos mantidos pelo secretário Beto Puttini com o deputado Campos Machado. Foram dois dias, das 9 às 16 horas, de uma série de atividades, brincadeiras e lazer, gratuitamente.

Entre as atrações, um muro de escalada; uma tabela de basquete oficial; dois golzinhos para futebol; quatro camas elásticas; um high jump 4 pontas; balanço radical; simulador de asa delta; oficinas de pintura facial, escultura com bolas e de artes (para pintura de desenhos); além de recreação e palco com cobertura. Tudo foi preparado com carinho para receber as crianças.

“Brincadeira é Coisa Séria” faz parte do Movimento Cultural Social (MCS) - uma instituição com ampla experiência no desenvolvimento de atividades lúdicas, culturais, recreativas e esportivas, valorizando sempre o caráter educativo – através da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras municipais.

Utilizou as praças Rui Barbosa e Matriz como palco de integração e esporte e lazer, o projeto “Brincadeira é Coisa Séria” ofereceu a população de Olímpia lazer com qualidade, por meio de brinquedos exclusivos e diferenciados, que “radicalizaram” a vida de toda a família, de todas as idades e classes sociais.

Para os portadores de necessidades especiais, foram incluídas atividades em consonância com o Projeto PCD já executado pela MCS, oportunizando a recreação adaptadas para este público.

“O projeto contou com profissionais especializados no seu quadro funcional, que além da capacidade teórica, adquiriram, durante os anos de projetos esportivos, de lazer e recreação em que atuaram, muita experiência e prática”.

[Fotos Aqui]


Páscoa é...


fecundação. É germinação. É fertilidade da fé. É cultivo. É compromisso. Páscoa é vitória!
Num mundo de fome e de miséria, Páscoa é alimento. Num mundo de desespero, Páscoa é esperança. Num mundo de violência, Páscoa é paz.




Para que haja Páscoa é preciso amar, servir, acolher, dizer sim à vida.
Para que haja Páscoa é preciso transgredir os mecanismos de negação à vida, da morte manifesta através do poder.
Para que haja a Páscoa é preciso assumir com mulheres e homens, desejos de vida e plenitude.
Para que haja a Páscoa é preciso não calar diante das atrocidades praticadas contra a vida, nas ruas, nos lares, nos bairros, nas camas, na lama, nos gabinetes políticos, no lamaçal da violência dos poderes atrozes e ferozes.
Para que haja a Páscoa é preciso perceber a profundidade da ação de Deus que é vida.
Para que haja Páscoa é preciso que haja vento, que transporta a semente da vida e sustenta o vôo do espírito que movimenta a história e enche os pulmões com o fôlego da esperança.
Para que haja Páscoa é preciso que haja luz, claridade, e verdade! É preciso que cada um tenha um pouco de luz, um tanto de fé!
A natureza é uma lição de vida, por isso, é Páscoa no coração da gente a cada manhã.
É Páscoa este nosso encontro harmonioso.

Celebrar a Páscoa é celebrar conquistas, ensaiar novos passos e espalhar o tão precioso perfume da vida.

"Nessa Páscoa nossos alunos foram brindados com ovos de chocolates pela Secretaria Municipal de Educação, cones trufados oferecidos pelos professores e muitas atividades artísticas (teatro de fantoche, músicas e danças)".


FELIZ PÁSCOA A TODOS!


[Galeria de Fotos Clique aqui]


Através da parceria com a E.E "Reis Neves", nossos alunos podem treinar Atletismo usando o tanque de areia da escola, com a orientação dos professores de Educação Física Luciana e Danilo.

(Aguardem Fotos)


No reconhecimento do trânsito com tema de urgência social, alunos 5º Anos participaram de uma palestra educativa sobre PRIMEIROS SOCORROS NO TRÂNSITO, em visita à sede do Corpo de Bombeiros em Olimpia.

"Corporação Corpo de Bombeiros de Olímpia"

Além de ocorrências, o Corpo de Bombeiros realiza atividades educacionais e sociais.

"Conhecendo a Corporação"


"Atenção Total das Crianças"


Numa das atividades deste projeto os 5º Anos, das professoras Lílian e Solima,r fizeram uma visita ao "Museu de História e Foclore - Maria Olímpia", para estudos comparando "ONTEM/HOJE"


Sobre o Museu:

O Museu de História e Folclore "Maria Olímpia" é considerado um dos mais completos do Brasil, cujo riquíssimo acervo remonta a cerca de 3000 peças, dentre indumentárias diversas (vestuários de Folia de Reis, Congadas, Reisados, Moçambique, etc.); flores de diversificado material, peças de barro, bambu, madeira, couro, ágate, toalhas com abrolhos, trabalhos em palha, crochê, pinturas pitorescas; instrumentos musicais; peças de tradicionalismo (pilão, esporas, luminárias, serras, etc.); biblioteca especializada e muito mais.


"Museu História e Foclore - Maria Olímpia"


"Maria-Fumaça que de 1940 a 1950, aproximadamente, fez o elo entre Olímpia e o resto do Brasil..."

"Alunos 5º Anos"

"Pátio do Museu"

"Hora do Lanche"


Os alunos dos 1º Anos A,B,C,D das professoras Teresa, Léia, Dorinha e Lúcia elaboraram uma campanha contra a dengue com passeata no dia 05/03/2010 pela escola onde entregaram panfletos educativos e adereços produzidos pelas crianças. "Dengue Não"

(Aguardem as fotos)

Cuidado com a "DENGUE"

Ele sempre esteve por perto. Ou melhor: ela! E o negócio dela é sugar sangue de gente para garantir que seus filhotinhos vão nascer bem fortes. Que horror, será uma vampira? É pior: ela transmite uma doença grave, e não é um monstro inventado pela nossa imaginação.




Se você está pensando no bicho transmissor da dengue, acertou na mosca! Ou melhor, na "mosquita"! Como você já deve saber, a dengue voltou a ser uma epidemia no Brasil. Uma epidemia que poderia ter sido evitada, se o povo e o governo tivessem mais cuidado.
Guarde isso na sua cachola: a dengue não é "febre de verão" e veio para ficar! Por isso, os cuidados que cada um deve ter devem existir o ano inteirinho. E sempre.




No dia 25 de março nossa escola em parceria com a Eletrozema e Band FM ofereceram a um público de mil crianças o show "A FESTA É UM MÁGICO", com o grande Tonny Odahkann (foto ilustrativa) que marca a abertura projeto "A MAGIA DO CIRCO-RESGATANDO A CIDADANIA E CONSTRUINDO VALORES" e contou com alunos das escolas municipais "JOAQUIM MIGUEL", "JARDIM HÉLIO CAZARINI", "PROF. EUGÊNIO ZACCARELLI", "CIDADE MIRIM" E "THEODOMIRO DA SILVA MELLO" que vierm prestigiar o espetáculo.
O universo mágico e cultural do circo propicia aos alunos uma identificação com o universo artístico, gerando conhecimento a partir de desafios e conquistas e como consequência do envolvimento há reflexos diretos nos diversos aspectos, na disciplina, na determinação, no respeito e na cooperação.
Através deste projeto a escola JOAQUIM MIGUEL espera garantir o maior direito das crianças, que é o direito de brincar e no qual trabalhará toda a base para a formação dos alunos, resgatando, valorizando e divulgando as manifestações culturais relacionadas a arte circense num trabalho trandisciplinar com dança, música, teatro, experimentos, aulas teóricas, leitura escrita, oralidade, narração de histórias, jogos, brincadeiras, informações e entretenimento.


Com o objetivo de resgatar as festas carnavalescas de época até os dias atuais preservando os conhecimento histórico, sensibilizando os alunos sobre da importância da diversão com liberdade num clima de amizade e respeito. [Clique Aqui] (Galeria de Fotos).


No dia 8/2/2010 os pais e alunos foram recepcionados, com todo carinho, pela equipe escolar.
A diretora Mara Gonini Righetti instruiu os pais sobre as normas da escola pedindo à todos parceria durante o ano letivo, pois juntos a educação de seus filhos terá êxito.


O projeto de Blog Educacional tem como objetivo principal abordar temas de natureza interativa na escola, projetos culturais e todo o trabalho educacional. Esse Blog é uma das interfaces de interação com o PROJETO PEDAGÓGICO da U.E.. Toda participação é muito bem-vinda.

Nosso Blog está estruturado nos moldes de uma rede social. Aqui você encontrará diversos trabalhos, projetos e diversos arquivos à disposição para serem baixados.

Sinta-se à vontade para interagir conosco.